Comecei a nadar com quatro anos de idade a partir da filosofia de ensino do mestre Sato, aprendida e ensinada por meu pai José Rosa.
Sato foi um mestre da natação que ajudava seus alunos a sentir o prazer de estar na água. Preocupava-se, entre outras coisas, com a respiração, a espiralidade e a circularidade dos movimentos. Ele procurava fazer com que seus alunos sentissem a passagem da água correspondendo ao processo da vida de cada um. José Rosa discípulo de Sato por trinta anos, inspirado por seu mestre desenvolveu um trabalho na água, por mais de meio século".
Aos dezesseis anos me tornei assistente do professor José Rosa. Venho desenvolvendo há mais de vinte e cinco anos uma metodologia de ensino a partir dos ensinamentos e da filosofia do mestre Sato e de José Rosa. Este método tem como princípio fundamental estabelecer a relação do aluno com a água de maneira profunda e natural. O objetivo é dar condições ao aluno de perceber as infinitas possibilidades de movimento no meio liquido, até que encontre sozinho a sua maneira especial de se locomover, utilizando ou não os estilos clássicos da natação. O resultado pode ser observado através da qualidade com que essa locomoção é realizada e através do sentimento de prazer, de beleza, da definição mais apurada dos movimentos, do senso de responsabilidade ao realizar os exercícios e do desenvolvimento da criatividade na água.
Tal trajetória no processo particular da natação me levou a descobrir uma técnica concebida nos EUA nos anos oitenta, conhecida como Watsu. Há mais de dez anos venho fazendo aplicações de watsu em diferentes pessoas obtendo excelentes resultados em casos como: medo d’água, estressados, ansiosos, ou simplesmente pelo prazer de se movimentarem diferente na água.
Atento ao meu trabalho guiado por meus mestres, mais o conhecimento do watsu conduzi uma união entre tais praticas criando a Natação Zen. Alunos de todas as idades já passaram pelo processo. Varias pessoas com medo d’água e trauma de afogamento se libertaram dessas dificuldades.